Bichectomia: entenda o que é conheça seus benefícios

Bichectomia: entenda o que é conheça seus benefícios

Bichectomia: entenda o que é conheça seus benefícios

Muito procurada por quem quer ter um rosto com a aparência mais magra, a bichectomia consiste em um procedimento cirúrgico para retirada da Bola de Bichat, tecido gorduroso localizado na região interna das bochechas. Continue lendo e entenda melhor a técnica.

A técnica, muito requisitada no momento, precisa ser recomendada e executada por profissionais especializados, como cirurgiões plásticos, craniofaciais e bucomaxilofaciais. É recomendado que o procedimento ocorra em um ambiente cirúrgico e com condições de atender o paciente, caso ocorra alguma complicação.


Para quem é indicado a bichectomia?


Inicialmente, a finalidade do procedimento era odontológica, para pacientes que possuem hipertrofia (aumento) das bolas de Bichat ou que se machucam por morder a parte interna da bochecha.

No entanto, ganhou motivos estéticos e se tornou popular para aqueles que querem deixar o rosto mais fino. 

Qual a função da Bola de Bichat?


A Bola de Bichat é importante nos primeiros anos de vida, para ajudar na sucção e alimentação dos bebês. Na idade adulta, ela serve como uma estrutura gordurosa entre os músculos da face, porém, com pouca função fisiológica.

Como é realizado a bichectomia


Primeiro são realizados os exames indicados para todo procedimento cirúrgico, como  hemograma completo, a fim de detectar possíveis infecções ou alterações no organismo do paciente; coagulograma, que pode avaliar anormalidades no tempo de coagulação do sangue; e eletrocardiograma, que analisa a atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento.

A anestesia é local com sedação, ou anestesia geral. Em seguida, o acesso acontece por uma pequena incisão na parte interna das bochechas, local em que o tecido gorduroso se encontra, o que facilita a identificação e manipulação da Bola de Bichat, minimizando riscos. Por fim, são dados alguns pontos no local. 

Como é a recuperação da bichectomia?


No pós-operatório, é indicado o uso de antibióticos, compressas frias no local da retirada de gordura e gargarejo com antisséptico bucal. É importante manter repouso e evitar falar, bem como fazer esforço físico.

Há pacientes que optam por fazer drenagem pós-operatória no local, para potencializar a recuperação.


Quais os riscos da bichectomia


Por ser um procedimento simples, as pessoas acreditam que não existem riscos. No entanto, a bichectomia pode causar lesão no nervo facial, prejudicando movimentos da região e causando dores.

O ducto parotídeo, que transporta a saliva na boca, também pode ser afetado, e o acúmulo do líquido gerar inchaço da bochecha, precisando ser drenado. Há, ainda, outros riscos, como infecções, assimetria facial e retirada excessiva da “Bola de Bichat”, com esqueletização da face.

Há também um fator, pouco falado, que é o envelhecimento precoce. Isso porque a gordura localizada na bochecha tem a função de sustentar a pele facial e, por isso, sua ausência pode resultar em flacidez na região com o passar dos anos.

Para saber mais sobre este procedimento, acompanhe nosso site ou entre em contato conosco pelo nosso telefone (62) 22030064 ou através do nosso whatsapp (62) 999712142