GINECOMASTIA

GINECOMASTIA
Indicação 

Ao contrário do que todos pensam, a Ginecomastia acontece devido ao excesso de tecido mamário e não ao excesso de gordura na mama dos homens. Ela pode acontecer em todas as idades. O mais comum é devido à reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. Nesses casos, costuma-se resolver rapidamente. 

Na adolescência, o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e pode afetar apenas uma ou as duas mamas. Neste caso, ela se deve a um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio, o que é bastante comum durante a puberdade. Quando o problema afeta adultos mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.


Como é realizado

Em alguns casos a recomendação é de uma lipoaspiração comum. No caso do aumento do tecido glandular, é necessário fazer a remoção de toda a glândula mamária.

Pré-operátório

De uma maneira geral, são solicitados exames laboratoriais comuns, como o hemograma completo. Será avaliada, principalmente, a presença de anemias, infecções e alterações da contagem de plaquetas. 

É prudente solicitar as dosagens de sódio, potássio, ureia e creatinina com o intuito de avaliar a função renal. É importante também a realização de um coagulograma completo para verificar se existe algum distúrbio de coagulação do sangue.

Para pacientes mais velhos, outros exames se tornam necessários, como o eletrocardiograma e radiografia de tórax para avaliar a função cardíaca e pulmonar. 
Pós-operatório

Depende do tamanho da cirurgia, mas geralmente o paciente é liberado no dia seguinte. Em alguns casos, é necessário o uso de drenos com incisão no local da cirurgia por três dias, em média.

Resultados

Os resultados dependem de muitos fatores individuiais e, geralmente, ocorre de 6 a um ano após a cirurgia. As cicatrizes são bem discretas e os resultados são satisfatórios. 



 
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pela Sublime

  • A ginecomastia acaba com tempo?
  • Pode acontecer a regressão das mamas masculinas nos casos em que o aumento ocorre na puberdade (geralmente, após um ou dois anos) e, em outros casos, quando provocada por medicamentos ou doenças passíveis de tratamento.
  • Existe remédio para a ginecomastia?
  • Existe. E as cirurgias só são indicadas em casos em que a medicação não consegue uma boa regressão do quadro.