RINOPLASTIA

RINOPLASTIA
Indicação 

Por ser um procedimento cirúrgico que remodela o nariz para corrigir imperfeições e incômodos, a rinoplastia é pode ser indicada por motivos estéticos, funcionais ou pelos dois motivos.

Funcional

Desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais são problemas comuns que podem causar dificuldade na respiração. Quando realizada a rinoplastia nesse caso, essas alterações podem ser corrigidas. Como consequência, o aumento do fluxo de ar pelas narinas e melhoria do padrão respiratório.

Estética

Entre algumas das possíveis correções estéticas, está a redução de tamanho do nariz, da giba do dorso nasal, diminuição da largura, alterações da ponta nasal, modificações da asa nasal e narinas, entre outros.

Como é realizado

Existem algumas técnicas para a realização da Rinoplastia. Ela vai variar de acordo com a necessidade de cada paciente.

Técnica aberta

A maioria dos cirurgiões plásticos utiliza a chamada rinoplastia aberta, com visualização direta dos componentes do nariz (ossos, cartilagens e partes moles) por meio de uma incisão entre as narinas, por dentro e por fora.

Técnica fechada

A técnica de Rinoplastia fechada é feita sem levantar a pele, como acontece na aberta. As incisões são realizadas no interior das narinas, por isso, a cicatriz não fica visível. Isso porque as incisões são feitas nos sulcos do nariz, permitindo que a cicatriz fique totalmente escondida dentro das narinas. O médico vai alterar o aspecto do nariz, também acrescentando ou retirando tecidos e cartilagem, mas sem poder alterar a estrutura óssea.
 
Pré-operátório

Antes da cirurgia, será necessária a realização de alguns exames para saber como está a saúde geral, como hemograma, testes de coagulação e cardíacos. Em casos de alterações funcionais, é indicado fazer tomografia dos seios nasais.


Pós-operatório

A recuperação costuma ser tranquila e rápida. Há necessidade de uso de curativo por cerca de uma semana, assim como uso de medicações por via nasal e oral. Nos primeiros dias, devido ao inchaço secundário e roxos, pode haver dificuldade na respiração pelo nariz, o que costuma melhorar com o uso das medicações prescritas pelo cirurgião.


Resultados

Em 30 dias já é possível ver grande parte do resultado. Entre seis meses e um ano é possível ver o resultado completo.
 
*O resultado da cirurgia plástica varia de acordo com cada paciente e organismo.
Tratamentos e Cirurgias que vão muito além da vaidade

Conheça as dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos realizados pela Sublime

  • Existe algum risco da rinoplastia dar errada?
  • A rinoplastia não é considerada uma cirurgia perigosa, desde que seja realizada por um cirurgião especialista, em hospitais ou clínicas com estrutura adequadas, e o paciente esteja em boas condições de saúde. Mas, depois da cirurgia, podem haver sangramentos e dificuldade em respirar no pós-operatório, além dos riscos inerentes a qualquer cirurgia, como infecção e os relacionados à anestesia.
  • Existe alguma contraindicação para a realização da rinoplastia?
  • Ela é contraindicada para pessoas com doenças prévias em fase aguda, lactantes e pacientes que usam anticoagulantes continuamente.